FAQ – CERTIFICAÇÃO ABRASCE
1. O que é?
É um programa de certificação desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), voltado para profissionais dos setores de shopping centers e varejo. A Certificação Abrasce é uma chancela para profissionais que desejam testar seus conhecimentos em diferentes áreas do setor.
2. Quais são as áreas?
Existem 6 áreas da Certificação:
Os profissionais do setor podem se submeter à Certificação em 5 áreas, conforme sua atuação direta ou indireta, conforme descrito abaixo:
• CMSC – Certificação Master em Shopping Centers
• CMKSC – Certificação Marketing em Shopping Centers
• COSC – Certificação Operações em Shopping Centers
• CFSC – Certificação Finanças em Shopping Centers
• CCSC – Certificação Comercial em Shopping Centers
• Para pessoas que iniciaram ou que têm interesse em iniciar na carreira de shopping centers, que não possuem cargos de liderança e que desejam passar por uma jornada básica de aprendizado, há a possibilidade de se inscrever para a certificação CISC.
• CISC – Certificação Inicial em Shopping Centers
3. Qual é o público-alvo?
A Certificação Abrasce é direcionada a profissionais de shopping centers e varejo em diversas áreas.
4. Qualquer pessoa pode fazer a certificação?
Existem pré-requisitos e, um deles, para este primeiro ano de 2025 não será exigido, que é ter realizado o curso de gestão da Abrasce. No entanto, há a exigência de comprovação de experiência por tempo de atuação em shopping center e/ou varejo, conforme tabela abaixo.
CMSC
Pré-requisito: 3 anos de experiência
CMKSC
Pré-requisito: 2 anos de experiência
CFSC
Pré-requisito: 2 anos de experiência
COSC
Pré-requisito: 2 anos de experiência
CCSC
Pré-requisito: 2 anos de experiência
CISC
Não há pré-requisitos
5. Para quem é direcionado a Certificação Abrasce?
Os níveis CMSC, CMKSC, COSC, CFSC e CCSC são direcionados para:
• Superintendentes;
• Gerentes Gerais;
• Diretores Regionais;
• Gestores, Gerentes e Coordenadores das áreas de Operações, Marketing, Finanças e Comercial;
O nível CISC é direcionado para:
• o público que gostaria de ingressar no setor de shopping centers.
6. A certificação é presencial ou on-line?
O programa é 100% on-line e flexível, com trilhas de aprendizagem personalizadas para cada selo da Certificação. Com isso, você pode estudar no seu ritmo, acessando o conteúdo on-line 24 horas por dia, assim que for liberado para acessar à plataforma.
7. Como funciona a Certificação Abrasce?
• 3 trilhas de aprendizagem, com 8 horas cada (aproximadamente), totalizando 24 horas de conteúdo.
• Avaliação final com 50 questões de múltipla escolha.
• Comunicado da FGV se atingir, no mínimo, nota 7, declarando que está apto a receber o Certificado que deverá ser emitido pela Abrasce.
Curadoria de especialistas da FGV e Abrasce.
• O profissional pode cumprir a jornada de aprendizado completa, pela plataforma, ou simplesmente se submeter à avaliação (prova final).
8. Quais temas são abordados nas trilhas de aprendizagem?
Os conteúdos incluem:
• Trilha 1: Cenários do Varejo e Tendências.
• Trilha 2: Gestão de Shopping Center (conteúdos gerais)
• Trilha 3: Gestão de Shopping Center (conteúdos específicos de cada área da certificação)
9. Como me inscrevo na Certificação Abrasce?
As inscrições são realizadas diretamente pelo site da Abrasce.
10. Qual é o investimento para participar?
O investimento para a Certificação nas áreas CMSC, CMKSC, COSC, CFSC e CCSC é de R$2.900,00 (dois mil e novecentos reais). Para os associados da Abrasce será concedido um desconto de 50%, ficando em R$1.450,00. Já o CISC custa R$500,00.
11. Quais são os benefícios da certificação?
• Atualização profissional com foco em tendências do setor;
• Reconhecimento no mercado como especialista em gestão de shopping centers;
• Acesso a materiais exclusivos e conteúdos atualizados.
12. Preciso ter experiência prévia no setor de shopping centers para participar da certificação?
Sim, o programa da Certificação é voltado para profissionais que já atuam no setor, com o mínimo de 2 anos. No entanto, o CMSC (Master), necessita de comprovação mínima de 3 anos de atuação. A única certificação que não exige comprovação mínima é o CISC – voltado para pessoas que acabaram de ingressar ou que desejam trabalhar no setor de shopping centers.
13. O programa possui material complementar para aprofundar os temas?
Sim. Além dos objetos de aprendizagem principais, os participantes têm acesso à Biblioteca Virtual da FGV, com uma vasta seleção de livros, artigos e estudos de caso para aprofundar os temas abordados.
14. Existe uma ordem específica das trilhas de conhecimento, antes da aplicação da prova?
A ordem recomendada para acessar o conteúdo é: Trilha 1, Trilha 2 e Trilha 3; pois os conteúdos são estruturados de forma progressiva. Contudo, o aluno tem a liberdade de acessar da maneira e na ordem como achar melhor.
15. Como funciona a avaliação final da Certificação Abrasce?
A avaliação final é composta por 50 questões de múltipla escolha, abrangendo os temas das 3 trilhas de aprendizagem. Para ser aprovado e receber a declaração da FGV e o certificado Abrasce é necessário atingir, no mínimo, a nota 7 na avaliação.
16. Receberei suporte técnico durante a realização do programa?
Sim. Os participantes terão acesso a uma equipe de suporte técnico para esclarecer dúvidas relacionadas à plataforma e ao acesso aos conteúdos.
17. Posso fazer a Certificação Abrasce pelo celular ou tablet?
Sim, a plataforma é responsiva e pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet, seja computador, notebook, tablet ou smartphone.
18. Quais são os métodos de pagamento disponíveis para a inscrição?
Cartão de débito, crédito, em até 3 vezes sem juros, e boleto bancário. Sendo que, se o pagamento for realizado por cartão de crédito, o tempo de liberação do acesso à plataforma da FGV é de até 8 dias. Já no caso de boleto, o período de 8 dias é contado a partir do pagamento do boleto e baixa no sistema da Abrasce.
19. Posso refazer a avaliação final caso não atinja a pontuação mínima?
Sim, é possível refazer a avaliação final caso não alcance a nota mínima 7 exigida, no entanto, para realizar uma nova tentativa, será necessário efetuar um novo acesso e novo pagamento.
20. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não, a inscrição é pessoal e intransferível.
21. Como entro em contato com a Universidade Abrasce?
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail universidade@abrasce.com.br ou pelo telefone
(11) 95618-0796.
Todas as demais informações sobre este processo podem ser consultadas no regulamento ou com a equipe de suporte da Abrasce.